Direito

O curso de Direito da UFSC é a continuidade da Faculdade de Direito de Santa Catarina, primeiro curso de Direito do Estado, fundado em Florianópolis em 1932. Desde 1960, a faculdade faz parte dos cursos da UFSC. Em 1973 foi implantado o programa de Mestrado e em 1984 o programa de Doutorado. Os alunos de graduação podem desenvolver atividades de pesquisa em um Programa Especial de Treinamento (PET) ou ainda participar de pesquisas coordenadas pelos professores do departamento.

Além de formar profissionais qualificados para exercerem as atividades de operador jurídico, o curso tem como finalidade proporcionar conhecimento técnico, visão crítica e consciência social e política. Este tem sido um dos objetivos do curso ao longo de toda a sua história: o curso abriga, em seu quadro docente, diversos professores reconhecidos como autoridades de renome internacional em diversas áreas do Direito. O curso de Direito da UFSC foi um dos primeiros no Brasil a implantar o trabalho de conclusão de curso e também um dos primeiros a exigir uma carga horária mínima de atividades complementares para obter a graduação.

Desde 2010, os alunos têm o currículo baseado em novo projeto pedagógico. Para obter o título de Bacharel em Direito, o aluno tem que cumprir, além da carga horária curricular obrigatória, 324 horas-aula em disciplinas optativas, 360 horas em atividades de estágio e 360 em atividades complementares (atividades de pesquisa e extensão, cursos e estágios extracurriculares e representação estudantil).

As disciplinas do curso incluem uma forte base humanista, que alia a necessidade de uma formação dogmática e prática a uma formação voltada para o desenvolvimento de uma cidadania realmente consciente e participativa. O curso também conta com instalações modernas e bem equipadas, com salas de aula espaçosas, biblioteca setorial exclusiva e laboratório de informática.

As atividades de estágio curricular são desenvolvidas no Escritório Modelo de Assistência Jurídica (EMAJ), vinculado ao Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), que presta assistência jurídica à comunidade carente. Graças a um convênio entre a UFSC e o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, os estudantes contam, desde 1993, com um fórum instalado na própria universidade. Inicialmente o fórum atendia apenas as ações iniciadas no Escritório Modelo de Assistência Jurídica (EMAJ), mas hoje o Fórum Regional do Norte da Ilha é um empreendimento pioneiro no atendimento judiciário descentralizado (Juizados Especiais). Tem capacidade para quatro varas, auditório para 200 pessoas e está estruturado para realização de júris reais.

 

Duração: 
10 fases
Titulação dos professores:
31 doutores
8 mestres
10 especialistas / graduados
Telefone/Fax: 
(48) 3721 9382

www.ccj.ufsc.br